Eduardo Zugaib estará na Feira do Livro de Porto Alegre


A 55ª Feira do Livro do Livro de Porto Alegre, que acontece de 30 de outubro a 15 de novembro, já começa com uma distinção especial: o evento recebeu o Prêmio COMPAHC 2009 – Mérito ao Patrimônio, um reconhecimento outorgado pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), pelo fato da Feira constituir parte do patrimônio histórico-cultural da cidade.

A Feira do Livro, a maior exposição de livros ao ar livre da América Latina, é um evento que movimenta a já agitada área central da capital gaúcha, aproximando autores, leitores, editoras e livreiros. Suas atividades estarão distribuídas em vários locais do entorno da Praça da Alfândega, como o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. A Área Infantil e Juvenil da Feira continuará funcionando no Cais do Porto.

Para 2009, está confirmada a participação de 169 expositores livreiros, sendo 118 na Área Geral, 34 na Área Infantil e Juvenil e 17 na Internacional. A Área Infantil e Juvenil abre das 9h30min às 20h, e o restante da Feira funciona das 12h30min às 21h. A critério da Comissão Organizadora, os horários de encerramento poderão ser estendidos até às 21h e 22h, nas respectivas áreas.

A convite da organização do evento e com o apoio da Editora Melhoramentos, o profissional de comunicação, palestrante e escritor Eduardo Zugaib estará em Porto Alegre, de 4 a 7 de novembro. Na visita à capital gaúcha, ele divulgará seus dois primeiros livros infanto-juvenis: Gotham Sampa City, lançado em 2006 e finalista do prêmio Jabuti 2007 e Denny tem que Correr, lançado em 2008. Estão agendadas visitas à escolas que adotaram as obras, entrevistas para as rádios e tevês locais e, dentro da programação oficial da Feira, o “Encontro com os Leitores”, que acontecerá na Casa do Pensamento (Armazém A do Cais do Porto), dia 6 de novembro, às 15h30.